O QUE SÃO VINHOS VERDES?

Postado por Murilo Cardoso em

Vinhos Verdes

Leveza, frescor, boa acidez, toque frutado e floral, são algumas das características típicas dos Vinhos Verdes.

O Vinho Verde, é conhecido por ser o segundo mais produzido em Portugal, ficando atrás somente do emblemático Vinho do Porto. O nome do vinho relaciona-se à paisagem onde suas uvas são cultivadas, mas podem ser vinhos tintos, rosés ou brancos. A palavra não diz respeito à cor e sim ao frescor e à juventude com que deve ser consumido.

Vinho verde é uma Denominação de Origem Controlada, ou seja, é uma região vitivinícola demarcada, situada na província do Minho, no noroeste de Portugal. Considerando sua área geográfica, a D.O.C. Vinho Verde é a maior região demarcada portuguesa e também uma das maiores da Europa. A demarcação oficial ocorreu em 18 de setembro de 1908, sendo uma das mais antigas do país, com 110 anos.

O sommelier Ulisses separou alguns rótulos especialmente para você e que podem ser encontrados no Empório.

COVELA (Avesso)
Feito 100% com a uva Avesso, é produzido da forma mais natural possível, sem a utilização de aditivos químicos, é um vinho seco, elegante e com acidez bem equilibrada. Servir entre 7ºC a 9ºC.

ESTREIA (Alvarinho)
Dono de um sabor típico dos Vinhos Verdes, tem aroma de frutos tropicais. Cheio de vivacidade é fresco e com uma acidez delicada e agradável. Complexo e envolvente, é um vinho elegante, harmonioso e agradável. Servir a 10ºC.

ALVARINHO DEU LA DEU (Alvarinho)
Esse vinho tem aroma de frutas tropicais, pêssego, maracujá e abacaxi, notas de flor de laranjeira. É suave, equilibrado, leve e refrescante. Boa acidez e final muito agradável. Servir a 10ºC.

BICO AMARELO (20% Alvarinho, 60% Loureiro, 20% Avesso)
Vinho delicado, fresco, floral e frutado. Com acidez bem equilibrada e medianamente encorpado, tem aromas florais e frutados bem combinados e equilibrados, próprios da combinação das castas Alvarinho, Loureiro e Avesso. Servir a 10ºC.

0 comentários

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados